30739870_256327691576376_5134830760741154741_n1

Epigastralgia e seus inúmeros diagnósticos

Saiba o que é a epigastralgia e entenda a importância do diagnóstico correto.

A Epigastralgia é a dor na parte superior do abdome ou epigástrio, também conhecida popularmente como dor na “boca do estômago”. Essa dor abdominal pode estar relacionada a várias estruturas que estão presentes nessa região, até mesmo órgãos de outras regiões podem causar dor epigástrica, como o coração e pulmão. Comumente também está associada a outros sintomas, como azia ou pirose, náuseas, vômitos, ictericia ou ”amarelão”, estufamento ou distensão abdominal, diarreia ou constipação, entre outros.

Várias são as causas para epigastralgia, elas podem ser físicas (ou orgânicas), ou mesmo funcionais (ou emocionais). As causas orgânicas podem ser agudas ou crônicas, dependendo do tempo de início do sintoma, e como o próprio nome já diz, estão relacionadas a um órgão ou estrutura da região, por exemplo: esôfago, estômago, duodeno, vesícula e vias biliares, intestino grosso, pâncreas, até mesmo a parede abdominal pode ser a causa da dor. Esses órgãos podem ser acometidos por diversas doenças: esofagites, gastrites, duodenites, distúrbios de motilidade, infecções ou parasitoses, cálculos na vesícula ou via biliar, tumores ou neoplasias, isquemias, herniações, etc. As funcionais normalmente têm cunho emocional, relacionadas ao estresse ou depressão, costumam ser crônicas e de difícil tratamento, porém merecem atenção e investigação para excluir as causas orgânicas como motivo da dor.

Assim como as causas e estruturas são variadas, também são os exames investigatórios e tratamentos. Eles podem ser mais ou menos invasivos, dependendo da suspeita diagnóstica e sua gravidade, variando, desde uma coleta de sangue, passando por exames de imagem e chegando, em alguns casos, até mesmo na necessidade de uma intervenção cirúrgica. Por isso, ao apresentar esse sintoma, procure seu médico de confiança, que buscará as causas e os tratamentos necessários junto com você.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp